• AQUI VOCÊ CONHECERÁ UM POUCO MAIS DA CULTURA POPULAR...

  • Edvaldo Melo

    Fones: (81) 94343026 / 3631-4172 / 9946-2525 E-mail: edvaldomelosilva@hotmail.com

FILME: ENCANTOS E MARTÍRIOS DE ROSÁRIO







No início do século XIX, período áureo da cultura da cana de açúcar em Pernambuco, bem como, tempos de expansão e consolidação dos primeiros engenhos em Timbaúba. Em terras do Engenho Nova Cintra, distrito de Cruangi, em 1817, o Coronel Manoel Rodrigues proprietário do engenho na época, edificou a primeira igreja do município de Timbaúba, dedicada a N. S. do Rosário. No ano de 1841, a igreja foi incendiada após o assassinato no seu interior da mucama Maria do Rosário, afilhada e devota da Santa Padroeira do engenho, pelo capitão-do-mato Cosmo, a mando do Coronel Ernesto Lucena, proprietário do Engenho Góis.

Em 1849, o coronel Chico Tavares, então proprietário do Engenho Nova Cintra,restaurou a igreja, mas em 1863 fechou o templo e proibiu o acesso das fiéis, devido principalmente, a intensa romaria das vitalinas e sinhazinhas da circunvizinhança e região, para fazerem e pagarem promessas as Marias dos Rosários (a santa e a mucama), com a finalidade de arranjar bons maridos e casarem.

Elenco: Karla Ferreira, Everaldo D'ever, Jobson Wagner, Rinaldo Santos, Edvaldo Melo, Ivan Pina, Ciro Carvalho, Lusivan Suna, José Mario, Mário Henrique, Marcos Lima, Leomir Lima, Patrícia Cabral, Ivanildo Oliveira, Jailton Francisco, Gilvânia Lima, Nélia Andrade, Luciana Barbosa, Katia Farias, Edlene Cândido, Nilvan Silva e Taciana Peixoto.

- Trilha sonora: TINDARA / ANTÚLIO MADUREIRA
- Sonoplastia: JOBSON WAGNER
- Fotografia e câmera: CIRO CARVALHO
- DIREÇÃO DE ARTE: EDVALDO MELO
-Assistente de produção: LUCIANA BARBOSA
- Roteiro,produção e direção: LUSIVAN SUNA

Após ser exibido em escolas públicas e privadas, faculdades e praça pública, o filme será exibido nas festividades da semana de consciência negra na cidade de Timbaúba.


 
UNIART - Arte a serviço da vida © 2010 | Designed by Trucks, in collaboration with MW3, Broadway Tickets, and Distubed Tour