• AQUI VOCÊ CONHECERÁ UM POUCO MAIS DA CULTURA POPULAR...

  • Edvaldo Melo

    Fones: (81) 94343026 / 3631-4172 / 9946-2525 E-mail: edvaldomelosilva@hotmail.com

ELEIÇÃO DA LIGA CULTURAL DOS BOIS E SIMILARES DE TIMBAÚBA - LICBOIS

A Secretaria de Desenvolvimento Social, na sexta-feira dia 07/10/2011 foi palco da eleição para a 2ª gestão da LICBOIS/TIMBAÚBA, Liga Cultural dos Bois e Similares,onde estiveram presentes vários representantes de Bois e pessoas envolvidas com causas culturais. O evento foi mediado pela Federação Cultural de Bois e Similares de Pernambuco (FECBOIS), representada pelo seu presidente o Sr. Aelson Ferreira da Hora e pela Diretoria de cultura do município. Após explanação da necessidade real de mudanças apresentadas pelo presidente da FECBOIS teve início a votação, sendo eleitos:EDVALDO MELO assumindo a presidência, Rosenildo (Cruá) como vice-presidente, Antonio (Tony Silva) como tesoureiro, Arlindo Chagas (compositor) vice-tesoureiro, Severino Francisco (Prof. Nino) como 1º secretário, Midiã Maria como 2º secretário e o conselho fiscal formado por três membros sendo eles: Artur Moura (Dr. Mourinha), Evandro Roberto (Bã0) e Carlos Chaves.

Na ocasião ficou acertado a participação do presidente e secretário na capacitação da Liga oferecida pela FECBOIS nos dias 28,29,e 30 de outubro em sua sede no Recife.

FILME: ENCANTOS E MARTÍRIOS DE ROSÁRIO







No início do século XIX, período áureo da cultura da cana de açúcar em Pernambuco, bem como, tempos de expansão e consolidação dos primeiros engenhos em Timbaúba. Em terras do Engenho Nova Cintra, distrito de Cruangi, em 1817, o Coronel Manoel Rodrigues proprietário do engenho na época, edificou a primeira igreja do município de Timbaúba, dedicada a N. S. do Rosário. No ano de 1841, a igreja foi incendiada após o assassinato no seu interior da mucama Maria do Rosário, afilhada e devota da Santa Padroeira do engenho, pelo capitão-do-mato Cosmo, a mando do Coronel Ernesto Lucena, proprietário do Engenho Góis.

Em 1849, o coronel Chico Tavares, então proprietário do Engenho Nova Cintra,restaurou a igreja, mas em 1863 fechou o templo e proibiu o acesso das fiéis, devido principalmente, a intensa romaria das vitalinas e sinhazinhas da circunvizinhança e região, para fazerem e pagarem promessas as Marias dos Rosários (a santa e a mucama), com a finalidade de arranjar bons maridos e casarem.

Elenco: Karla Ferreira, Everaldo D'ever, Jobson Wagner, Rinaldo Santos, Edvaldo Melo, Ivan Pina, Ciro Carvalho, Lusivan Suna, José Mario, Mário Henrique, Marcos Lima, Leomir Lima, Patrícia Cabral, Ivanildo Oliveira, Jailton Francisco, Gilvânia Lima, Nélia Andrade, Luciana Barbosa, Katia Farias, Edlene Cândido, Nilvan Silva e Taciana Peixoto.

- Trilha sonora: TINDARA / ANTÚLIO MADUREIRA
- Sonoplastia: JOBSON WAGNER
- Fotografia e câmera: CIRO CARVALHO
- DIREÇÃO DE ARTE: EDVALDO MELO
-Assistente de produção: LUCIANA BARBOSA
- Roteiro,produção e direção: LUSIVAN SUNA

Após ser exibido em escolas públicas e privadas, faculdades e praça pública, o filme será exibido nas festividades da semana de consciência negra na cidade de Timbaúba.


CHIQUE

CHIQUE É

Nunca o termo "chique" foi tão usado para qualificar pessoas como atualmente.
A verdade é que ninguém é chique por decreto. E algumas coisas boa da vida, infelizmente, não estão à venda. Elegância é uma delas. Assim, para ser chique é preciso muito mais que uns guardas-roupas recheados de grifes importadas. Muito mais que um carro alemão. O que faz uma pessoa chique, não é o que essa pessoa tem, mas a forma como ela se comporta.

Chique mesmo é quem fala baixo.

Quem não procura chamar atenção com suas risadas muito altas, nem por seus imensos decotes. Mas que, sem querer, atrai todos os olhares, porque tem brilho próprio.

Chique mesmo é quem é discreto, não faz perguntas inoportunas, nem procura saber o que não é da sua conta. Chique mesmo é parar na faixa de pedestre e abominar a mania de jogar lixo na rua. Chique mesmo é dar bom dia ao porteiro do seu prédio e às pessoas que estão no elevador. É lembrar do aniversário dos amigos.

Chique mesmo é não se exceder nunca. Nem na bebida, nem na maneira de se vestir. Chique mesmo é olhar no olho do seu interlocutor. É "desligar o radar" quando estiverem sentados à mesa do restaurante e prestar verdadeira atenção à sua companhia.

Chique mesmo é honrar a sua palavra. É ser grato a quem lhe ajuda, correto com quem você se relaciona e honesto nos seus negócios. Chique mesmo é não fazer a menor questão de aparecer, mas ficar feliz ao ser prestigiado.

Mas para ser chique, chique mesmo, você tem antes de tudo, de se lembrar sempre, do quanto a vida é breve e, de que vamos todos para o mesmo lugar. Portanto, não gasta sua energia com o que não tem valor, não despedice as pessoas interessantes com quem se cruzar e, não aceite, em hipótese alguma, fazer qualquer coisa que não lhe faça bem.

Porque, no final das contas, chique mesmo é ser feliz!

Trecho do livro "A quem interessar possa", de Gilka Aría.








CARNAVAL

Carnaval no Brasil é a festa mais popular e democrática que temos. No Brasil o carnaval nasceu da mistura de uma festa portuguesa chamada ENTRUDO com os bailes de máscaras da Itália. Depois, recebeu a influência de músicas e danças africanas. O entrudo era uma brincadeira em que as pessoas atiravam água, farinha, ovos podres e fuligem umas nas outras.
Na Cidade de Timbaúba, zona da mata de Pernambuco, o tradicional banho de mel de engenho foi proibida através de ordem judicial. Essa proibição dividiu opiniões, pois os saudosistas adeptos do melaço acreditam que a tradição mais uma vez foi ignorada.

SEXTA-FEIRA 13

Sexta-Feira 13 é considerado por muito como dia do azar. Segundo a explicação mais aceita, essa superstição surgiu porque Jesus Cristo teria morrido em uma sexta-feira e porque em sua última refeição estavam à mesa 13 pessoas. A partir de então, os cristãos começaram a acreditar que uma sexta-feira 13 é sinal de má sorte. Outra explicação é que, na sexta-feira de 13 de outubro de 1307, o rei Filipe, da França, mandou torturar cavaleiros cristãos. Assim, persistiu a idéia de que a sexta-feira 13 é um dia em que coisas ruins acontecem.
 
UNIART - Arte a serviço da vida © 2010 | Designed by Trucks, in collaboration with MW3, Broadway Tickets, and Distubed Tour