MÁRIO PEDROSA, UM INSIGNE TIMBAUBENSE.



Pernambucano, nascido no Engenho Juçaral em Timbaúba no dia 25 de abril de 1900, Mário Xavier de Andrade Pedrosa, foi uma das poucos brasileiros do século XX, que teve uma trajetória densa, inusitada e ímpar. Densa seriedade de cada um de seus atos, inusitada pelo rigor com que traçou seus paços e impar pela elevada qualidade de tudo que fez.
Mário Pedrosa foi militante político e crítico de arte e literatura brasileira, crítico titular do Correio da Manhã (1945 - 1951) e do Jornal do Brasil (1957). Em 1980 participa da fundação dos Partido dos Trabalhadores.
Como crítico de arte, Mário teve grande destaque como diretor do Museu de Arte Moderna de São Paulo, colaborando com a criação do Museu de Arte do Rio de Janeiro, com papel destacado no surgimento do movimento concretista.
No ano de 1953 foi curador da segunda Bienal Internacional de Arte de São Paulo e secretário geral da IV Bienal Internacional de Arte de São Paulo em 1957. Foi organizador do Congresso Internacional dos Críticos de Arte sobre a cidade de Brasília. Mário no anos de 1957 a 1970 foi vice-presidente da Associação Internacional dos Críticos de Arte (AICA) e presidente da Associação Brasileira de Críticos de Arte, seção nacional A.I.C.A (1962). Em todo mundo ele foi juri de várias bienais de artes plásticas. Mário foi um grande incentivador do movimento concretista e da poesia concreta.
Apesar de engajado em um projeto político socialista, Mário Pedrosa foi contra a arte do chamado Realismo Socialista, pois considerava, por exemplo que toda pintura é obstrata, postulando que não é "a maior ou menor fidelidade da representação externa" que determinará "a maior ou menor qualidade estética". Ele foi um incentivador de movimento de vanguarda como o concretista e a poesia concreta brasileira desde o seu início na década de 50.
Produtor de várias obras é sem sombra de dúvida, um orgulho timbaubense.

0 comentários:

Postar um comentário

 
UNIART - Arte a serviço da vida © 2010 | Designed by Trucks, in collaboration with MW3, Broadway Tickets, and Distubed Tour