ELABORAÇÃO, GESTÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS
ELEMENTOS DA CULTURA
* ANTROPOLOGIA, NOÇÕES
* CONCEITO SÓCIO ANTROPOLÓGICO DE CULTURA
* CONCEITO ETNOLÓGICO DE CULTURA
* CULTURA NO SENTIDO HISTÓRICO
* CULTURA BRASILEIRA 2º ARIANO
* CULTURA SEGUNDO FREUD
* CULTURA ERUDITA
* CULTURA POPULAR
* CULTURA DE MASSA 1 E 2
* BENS CULTURAIS
* BENS TANGÍVEIS IMÓVEIS
* ATRATIVOS CULTURAIS
* ARTESANATO 1, 2 E 3
* QUALIDADE DA CULTURA
* QUALIDADE EM CULTURA CULTURAL
*TURISMIZAÇÃO & FOLKTURISMO
* O QUE É FOLCLORE 1, 2, 3 E 4
* CICLO QUARESMAL
* CICLO JUNINO
* CICLO NATALINO 1, 2 E 3
* CULTURA E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
ANTROPOLOGIA, NAÇÕES
* Ciência da Humanidade e da Cultura que estuda o homem e suas obras.
* Divide-se em Antropologia Física: estuda origem, evolução, diferenças raciais das populações antigas e modernas.
* E Cultural, que estuda o homem como produtor de cultura e de comportamentos sociais.
* Relaciona-se com todas as ciências físicais e especialmente com as sociais: a Sociologia, a História, a Psicologia, a Geografia Humana, o Direito, a Economia e a Política.
CONCEITO SÓCIO ANTROPOLÓGICO DE CULTURA
“Conjunto integrado de hábitos, idéias e criações, transmitidas ou adquiridas, que perfazem o patrimônio vital de um grupo humano num determinado espaço geográfico e temporal.”
CONCEITO ETNOLÓGICO
*A maneira como as pessoas se adaptam ao meio ambiente atendendo às suas necessidade básica.
* A cultura é a expressão do humano.
* O modo de vida de um povo durante um certo tempo.
* aspecto do comportamento humano inseridos na estrutura da sociedade.
* Tudo o que é feito pelo homem.
CULTURA NO SENTIDO HISTÓRICO
* Entidade portadora de padrão existencial próprio.
* Segundo SPENGUEL: “A cultura é verdadeira assistente/ participante da evolução do homem.”
* É cada uma das unidades históricas:Cultural Paleolítica, Greco-Latina, Medieval, Colonial, Imperial, Contemporânea, etc.
CULTURA BRASILEIRA POR ARIANO SUASSUNA
* Somos um ramo da cultura ibérica profundamente modificada pelos negros e pelos índios, combinada com o mestiço – fusão das três – e mais os que vieram de fora.
* É no riquíssimo veio do espetáculo popular- dança, literatura e teatro – que deve ser buscado o humos.
* O caminho mais legítimo da cultura brasileira é se basear na cultura popular.
* Os testemunhos históricos e artísticos são as melhores MARCAS Culturais de uma região.
CULTURA POR FREUD
* Cultura é o somatório das produções individuais que distância o homem dos animais.
* Tem dupla finalidade:
- Proteger o homem contra a natureza. (CIÊNCIAS E TECNOLOGIA)
- Regular as relações dos homens em Sociedade. (MORAL & DIREITO)
CULTURA ERUDITA
* É “vasta e profunda”, oriunda\das elites, das classes dominantes, dos colonizadores.
* É o cultivo das “belas artes”, dos clássicos universais, a letrada “Cultura Superior” do “Mundo Civilizado”, ocidental e cristão.
* Para o turismo receptivo brasileiro não representa Atração Diferencial Absoluta.
* É comum a vários destinos turísticos.
CULTURA POPULAR
* É o legítimo bem cultural do povo.
* É o conjunto de conhecimentos, crenças, valores, artes, costumes populares, etc. transmitido entre gerações, vigentes num certo espaço de tempo de um grupo humano.
* Caracteriza culturalmente uma região, da a IDENTIDADE CULTURAL a uma cidade ou um DESTINO TURÍSTICO.
CULTURA DE MASSA DA INDUSTRIA CULTURAL
1 – Sub produto da tecnologia dos meios de comunicação e da produção seriada de objetos e bens culturais de 2ª classe. Fruto da colonização cultural e econômica. Cresceu no Brasil após a 2ª guerra, com a expansão dos meios de comunicação. Aumento das relações capitalistas, com a aldeia global , e a globalização da economia.
2 – Caracteriza-se pela:
UNIVERSALIZAÇÃO – Anti-nacional
HOMOGENEIDADE – Fórmulas de sucesso
BAIXA QUALIDADE – Gosto medíocre, barato, descartável, ordinário, de menor custo e preço de venda em massa.
PARONIZAÇÃO – De idéias e valores, modísticos, best seller, na vitrine da mídia, apenas ao erotismo, à violência, ao misticismo, ao exótico. Gera a senilidade do novo, para consumidores incautos e incultos.
BENS CULTURAIS
TANGÍVEIS
* Móveis: mobiliário livros, obras de arte, etc.
* Imóveis civis, militares, religiosos, etc.
* Sítios históricos, arqueológicos, etc.
ITANGÍVEIS:
* Folclore, tradições, musicais e danças, etc.
* Rituais, eventos, festas populares.
* Costumes, hospitalidade, crenças, valores,etc.
BENS TANGÍVEIS IMÓVEIS
* Arquitetura: civil, religiosa, militar, funerária.
* Cidades Históricas
* Setores Históricos
* Sítios arqueológicos
ATRATIVOS CULTURAIS
1-HISTÓRICOS CULTURAIS: Bens móveis e imóveis, mobiliário, jóias, telas, documentos, etc. até arquitetura civil, religiosas e militar.
2-SÍTIOS HISTÓRIOS E ARQUEOLÓGICOS: Cidades, ruas, edifícios, cavernas grutas, pedras com inscrições rupestres.
3-USOS E COSTUMES: Festas e festejos tradicionais-sociais, agrárias, tradicionais, religiosas, cívicas, etc.
4-FEIRAS E MERCADOS; Locais de comercialização de produtos típicos regionais, artesanato, etc.
5-NOTÁVEIS REALIZAÇÕES TÉCNICAS, ARTÍSTICAS OU CIENTÍFICAS CONTEMPORÂNEAS.
6-INSTIRUIÇÕES CULTURAIS DE ENSINO, PESQUISA E LAZER: Cidades universitárias, Atelier Brennand, Disneylândia.
7-ACONTECIMENTOS PROGRAMADOS.
ARTESANATO – ARTE POPULAR
* Atividade popular criativa, que utilizando certas técnicas, transforma material natural, bruto, em um OBJETO ou PRODUTO ÚNICO, capas de satisfazer uma necessidade ou desempenhar uma função estética, prática ou social.
* É uma habilidade tradicional anterior à industrialização. Espontânea, exige sensibilidade especial do artesão que trabalha com suas próprias mãos e instrumentos, geralmente rudimentares, sempre antevendo o produto acabado final.
* Diferente da atividade industrial onde o operário produz objetos seriados, anônimos, impessoais, despersonalizados.
* O artesanato valoriza as atrações culturais e encanta o visitante que prefere as lembranças da cultura popular.
ARTESANATO – Características
* ORIGINALIDADE: Peças únicas
* REALISMO: Cenas figurativas ou lúdicas
* FUNCIONALIDADE: Peças utilitárias.
* O artesanato é valorizado em todo o mundo. Nos EUA, Europa, México e Ásia vivem milhões de artesãos, com milhares de empresas, cooperativas artesanais, museus, mercados e feiras especializados.
ÁREAS ARTESANAIS EM PERNAMBUCO
* LITORAL-MATA: Goiana, Itamaracá, Igarassu, Olinda/Recife, Tracunhaem, Cabo, Palmares, Timbaúba/Mocós, São José da Coroa Grande.
* AGRESTE: Gravatá, Bezerros, Caruaru, Limoeiro, Passira, Águas Bela, Fazenda Nova, Santa Cruz do Capibaribe, Garanhuns, Pesqueira/Poção.
* SERTÃO: Arcoverde, Salgueiro, Floresta, Tacaratu, Petrolina, Ibinirim.
* PRINCIPAIS PRODUTOS: cerâmica utilitária e lúdica, pintura, tapeçaria, talhas, esculturas, trançados, redes, sapatos, xilogravuras, móveis rústicos, bordados, crochê, sulanca, arte indígena de fibras, sementes, pedras, peles, chifres, penas, couro e santos em madeira e cerâmicas.
QUALIDADE DA CULTURA
* Cultura significa o modo de vida de um povo e manifesta-se nos seus atos e fatos.
* Esses modos de vida representam generalizações de comportamentos globais ou parciais da sociedade. Sendo social, seletiva, manifesto ou inconsciente, é a manifestação original, a MARCA.
* Ela é padronizada e se completa na INTEGRAÇÃO CULTURAL, caracteriza um lugar\ou país.
QUALIDADE EM TURISMO CULTURAL
* Em turismo QUALIDADE refere-se à excelência do serviço aliado ao produto, permitindo a plena satisfação das expectativas do turista e garantindo a sua finalidade de consumidor.
* Na oferta turística as atrações naturais e culturais tem QUALIDADE quando preservam suas características originais.
TURISMIZAÇÃO & FOLKTURISMO
* É quando o turismo parasita a cultura popular, focando o “exótico” grotesco das manifestações e recriando atividades tradicionais, como atividades econômicas.
* Resulta em produtos culturais falsos ou em novas categorias de atividades sócio-econômicas e culturais.
O QUE É FOLCLORE?
De Folk + Lore = Sabedoria do povo ( Willian Jhon Thon, 1856 )
* É O CONJUNTO DE COISAS que o povo de um lugar e durante determinado tempo histórico pensa, crê, faz e passa, pela tradição, de uma para outra geração.
* ABRANGE costumes, tradições, autos, músicas, danças, contos, poesia popular, esportes folclóricos, objetos lúdicos e utilitários artesanais, até comportamentos, valores, maneira de falar, de trabalhar, de lidar com amor, a morte e as doenças, até as supestições, crenças populares e festas tradicionais.
* CARACTERIZA-SE PELO anonimato, transmissão oral, aceitação coletiva, tradicionalidade e funcionalidade.
FOLCLORE
* É a identidade cultural tradicional de um povo, numa região, durante um certo tempo.
* É a ciência da cultura tradicional nos meios populares dos países civilizados
* É dinâmico, nacional, regional, conservador, com manifestações originais da MEMÓRIA ARCÁICA, imprensas nas matrizes universais da humanidade. Por exemplo: o grande dilúvio, o tabu do incesto, o rico avarento, etc.
O FOLCLORE ESTUDA
* Todo o acervo de conhecimentos, usos, costumes, idéias gerais, matrizes da memória nacional, hábitos, supestições, preceitos, tabus, artesanato, brinquedos infantis, danças, esportes, folguedos, musicais, cordel, aboios, cantigas-de-ninar, pelejas e desafios, trava-línguas, artes plásticas, autos, cultos e poesias populares, comidas e bebidas, crenças, culto aos mortos, festas e folguedos, etc.
* São estudados nos CICLOS FOLCLÓRICOS.
CICLO CARNAVALESCO
1-Ancestrais influências das festas pagãs grego romanas: Bacanais romanos e as
* SATURNALIAS. O carnevale – (adeus a carne) influência cristã
* Tradições carnavalescas na idade média. A batalha do gordo carnaval e da magra quaresma nos tempos da reforma religiosa (1550). O sábado e a terça-feira gorda.
2- Influências no carnaval pernambucano: do entrudo português às festas venezianas e os carnavais de Nice. O corso, bailes de máscaras, confetes e serpentinas, o lança-perfume e os desfiles de carros alegóricos no carnaval do recife.
3- As agremiações carnavalescas: os maracatus de baque solto e baque virado, clubes de frevos, as troças, os blocos de sujos, de donzelos, de virgens, papangus, etc.- os ursos, os bois, as caveiras e alminhas (origens medievais). As tribos de índios, caboclinhos e bonecos gigantes, eu-sozinho, escola de samba, afoxés, etc. O instrumento do frevo, a dança do passo e os capoeiras. As raízes musicais do frevo.
4- Data de início. Festa móvel: 40 dias antes do domingos de ramos.
5- Gastronomia de carnaval: sarapatel, bate-bate, filhoses, cerveja e batidas e sucos.
O CICLO QUARESMAL
* Origem no CAREME ENTRANT = entrada no tempo de não comer carne. O tempo de abstinência, e penitência para a páscoa.
* Período da 4ª feira de cinzas ao sábado de aleluia. O domingo da ressurreição. O drama da paixão em Pernambuco.
* Os ritos, as tradições e a gastronomia da semana santa. As procissões: origens e tradições. Os rituais religiosos, o ofício de cinzas, a procissão do Senhor morto na sexta-feira, a matraca, a vigília, a ceia do senhor, o lava-pés. A missa de aleluia. A palma benta do domingo de Ramos.
* As manifestações populares: a malhação e a queima do Judas.
* O jejum e os saborosos ( e o pecado da gula ) pratos da semana santa. Tipos e ingredientes principais.
CICLO FOLCLÓRICO JUNINO
* INÍCIO: 19 de março dia de São José com plantio do milho, 13 ( Santo Antônio ), 24 ( São João ), e 29 de junho ( São Pedro e São Paulo )
* ORIGEM: Festa agrária, ritos mágicos do fogo e da fertilidade, solistício do verão europeu. No Brasil coincide com a colheita do milho e o inverno, é a maior festa popular do interior do nordeste.
*OS SANTOS JUNINOS: Santo Antônio ( Ogum / Ode ), São João ( Xangô ), São Pedro (Exu), e São Paulo.
* EVENTOS: Fogueiras, trezenas, acorda povo, bandeira de São João, arraiais, girândolas, bacamarteiros, fogos, balões, forrós, tomadas de fogueira, casamento-matuto, quadrilhas.
*GASTRONOMIA: Milho, côco e açúcar, rapadura, bolos, pudins, pamonhas, canjicas, milho assado e cozido, cuscuz, munguzá, grude, tapioca, queijo de coalho, batata-doce, pé de moleque.
* MÚSICA: Banda de pífano, xaxado, baião,xote, marcha junina, etc.
CICLO NATALINO – TEMPO DE FESTAS
*PERÍODO: de 06 de dezembro a 06 de janeiro: festa de Nossa Senhora da Conceição (Iemanjá ), nascimento de Cristo, natal, ano novo e Reis Magos.
* TRADIÇÕES UNIVERSAIS: árvore de natal, presépio, sinos, velas vermelhas, papai Noel ( Klaus ou Santo Nicolau, da Rússia ), ceia natalina, troca de presentes, réveillon, missa da meia noite, castanhas assadas, canções e corais natalinos, vinhos, perus assados, frutas cristalizadas, doces e licores importados.
NATAL: TRADIÇÕES NORDESTINAS
*Além de tradições universais as festas de pátio de igrejas, as retretas, os pastoris infantis e de ponta-de-rua, as lapinhas e a queima das lapinhas, os parques de diversão, os circos, mamulengos ( PE ), João redondo e Babau ( PB ), missa do galo, autos natalinos e marítimos, reisados, guerreiros e fandangos ( AL ), marujadas (PI ), nau catarineta ( PB ), festas dos Reis magos de Carpina, espetáculo de natal de Fazenda Nova, côcos-de-roda, cirandas, bumba-meu-boi, cavalo-marinho, bacamarteiros, bailes nos clubes.
NATAL: GASTRONOMIA NORDESTINA
* Desde as tradicionais ceias natalinas ao estilo europeu e mais os sorvetes, pães, queijos regionais, bolos finos de trigo, milho, macaxeira e mandioca, pastéis, compotas de frutas da época, bolos e sequilhos de goma, bolo Souza Leão, sucos de fruta, castanhas confeitadas, cervejas, vinhos de jurubeba, de jenipapo e os finos vinhos de petrolina, fios de ovos, os pernis, patos, capões e peixes assados, farofas de ovos e caldeirão de munguzá, no ano novo, para dar sorte, etc.
CULTURA E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
* Cultura é produto permutável e consumível, verdadeira indústria cultural.
* Como indústria cultural, é um segmento da economia, que na sua dinâmica, apropria-se da expressão de valores simbólicos de uma determinada sociedade e os transforma em mercadoria.
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